A Arte de Encadernar – Os papéis

Então, animado para continuar conhecendo um pouco desse mundo maravilhoso da encadernação?

Hoje vou falar um pouco sobre os papéis. Como eu amo papéis!

Na encadernação a escolha dos materiais é algo que realmente faz diferença. Você consegue perceber quando um livro não foi feito com um material de qualidade.

Vamos começar?

Capas rígidas

Para ter uma boa resistência, as capas são feitas com papelão cinza, ou como é mais conhecido papelão horller (nome de um fabricante de papelão cinza), ou ainda papel Paraná. É lógico que podemos utilizar os mais diversos materiais para fazer a capa de um livro mas quando falamos em capas rígidas, também chamada de capa dura, utilizamos papelões.

papelao
Papelão Horller

O papelão cinza é vendido em várias espessuras mas costumo utilizar o papelão com 2,3 cm de espessura.

Para o revestimento, podemos utilizar tecidos 100% algodão laminados (veja aqui o artigo sobre tecidos), papel de scrapbooking, papéis próprios para encadernação (como o saphir) e o que mais sua imaginação permitir.

Capas flexíveis

As capas flexíveis normalmente são feitas de papel com uma gramatura superior a 180g/m2. Existem alguns papéis usados em scrapbooking e também na preparação de convites que podem ser usados perfeitamente para essa finalidade.

Cadernos com capas flexíveis
Cadernos com capas flexíveis

Os cadernos, da foto acima, foram feitos com papel couché fosco 180g/m2 (parte interna) colado em papel color plus também com gramatura 180g/m2.

Miolo

miolo
Papel Sulfite e Reciclado

Nesse quesito temos uma infinidade de papéis, eu utilizo sulfite liso 75g/m2 (Chamex, super conhecido), papel sulfite liso 90g/m2, papel reciclado 75g/m2 pautado ou liso e papel pólen 90g/m2 pautado e  colorplus ou canson 120g/m2 que é mais comum em álbuns.

polen
Papel Pólen pautado 90g/m2

Alguns projetos exigem um cuidado maior, como os sketchbooks, livros usados por ilustradores e desenhistas, que dependendo da técnica podem ser feitos com papéis especiais para por exemplo papéis para Aquarela.

Em scrapbooking os papéis são sempre livres de ácido, caso você tenha interesse nessa técnica precisará prestar mais atenção na aquisição do seu material.

Folha de guarda

Para quem não conhece esse termo, a folha de guarda é aquele papel que está na segunda capa de um livro. Ela tem a função de dar acabamento ao livro e em outros momentos prender o miolo à capa. Na Chez Petite Margot você verá que elas são bem coloridas, sempre mantendo a harmonia com a capa. Em costumo utiliza papel colorplus ou canson 180g/m2.

guarda_3
Folha de Guarda

No próximo artigo da série “A Arte de Encadernar” falarei sobre os tipos de livros/cadernos.

Você está gostando do conteúdo? Quero saber sua opinião.

Bisous,
Margot

13 comments

  1. Gabriela Maehata says:

    Muito bacana essas informações que você divulgou. Tenho muita dificuldade em encontrar lugares para comprar papeis para encadernação. Pode me ajudar indicando lugares.

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *